Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Resíduo da piscicultura, pele de tilápia terá primeira fábrica de curativos do mundo no Ceará

Com investimento de R$ 52 milhões, a unidade será instalada em Jaguaribara, no Ceará, e deve começar a funcionar em 2028. A tecnologia, criada por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), transforma a pele do peixe em curativo para queimaduras e pode chegar à rede pública de saúde.

A pele da tilápia, que sobra no processamento do peixe, vai ganhar produção em escala industrial como curativo para queimaduras. A primeira fábrica do mundo desse tipo de produto será construída em Jaguaribara, no Ceará, com investimento de R$ 52 milhões. O início das operações está previsto para 2028.

A tecnologia nasceu na Universidade Federal do Ceará (UFC). As pesquisas começaram em 2015 com o médico Edmar Maciel, em parceria com cientistas do Ceará, de Pernambuco e de Goiás.

Hoje, o laboratório da universidade prepara, em média, até 600 peles por mês. Com a fábrica, a capacidade deve chegar a 4,3 mil por dia no primeiro ano de operação comercial e a até 12 mil peles em uma segunda fase. Segundo Maciel, a ideia é ampliar a oferta do curativo, e o tratamento pode ser incorporado à rede pública de saúde.

As obras devem começar em outubro e durar cerca de um ano e meio, incluindo a instalação dos equipamentos e a validação dos primeiros lotes. O projeto será conduzido pelo Consórcio Biotec, por meio da Inova Medical, que venceu a licitação em julho de 2025. O consórcio vai bancar a construção e os ensaios clínicos exigidos pela Anvisa e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para liberar o uso médico e veterinário.

De acordo com a pesquisa, o tratamento pode custar até 52% menos que os métodos tradicionais. O principal motivo é a redução no número de trocas de curativo, que costumam ser dolorosas. A pele passa por preparo e esterilização, é desidratada e embalada a vácuo, o que reduz o risco de contaminação e dispensa refrigeração.

“Além de aproveitar um resíduo da cadeia produtiva da piscicultura, a pele de tilápia pode ajudar a reduzir custos hospitalares e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou Maciel.

Para quem cria tilápia no Maranhão e no Médio Mearim, a notícia mostra que o peixe pode render mais do que a carne. A pele, que costuma ser tratada como resíduo da piscicultura, passa a ser vista como matéria-prima de um produto de saúde. É um exemplo de como aproveitar melhor o que sobra da produção pode abrir novas oportunidades para a cadeia do peixe. O caso também reforça a importância de cuidar bem dos animais e do processamento, já que a qualidade da matéria-prima conta cada vez mais.

A pele de tilápia mostra que a pesquisa e a produção rural podem caminhar juntas. O próximo passo é o início das obras, previsto para outubro, com a fábrica funcionando a partir de 2028.

FONTE: Globo Rural

Redação

Agro101

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *